quarta-feira, 2 de novembro de 2011

COWORKING

Espaços de Trabalho Colaborativo
Devido ao ritmo de vida atual e as várias dificuldades encontradas no mercado de trabalho, um grande número de profissionais liberais, estão começando a realizar suas funções, em um novo tipo de espaço urbano, para  realizar suas atividades profissionais em coworkings. Profissionais liberais, autônomos, e todos que desejam reduzir suas despesas e/ou passar mais tempo integrados em equipes multidisciplinares,  passam a ter um só endereço comercial, onde profissionais diversificados dividem o mesmo espaço de trabalho.
Sendo assim, buscando atender essa necessidade das pessoas que se encaixam neste perfil, o mercado atual passou a desenvolver os escritórios compartilhados. Ou seja, é o trabalho profissional realizado em escritos denominados de coworkings. É uma opção atrativa para o início de micro e  pequenas empresas já que representa considerável redução de custos, devido a divisão de gastos por todos os profissionais que ali trabalham.
Arcar com custos de compra ou aluguel de um escritório, de móveis e infra-estrutura tecnológica para equipá-lo são apenas algumas despesas que fazem as empresas, ou qualquer profissional autônomo analisar as vantagens de se trabalhar em coworkings. Para o gerente de Recursos Humanos, da EDS, empresa norte-americana de serviços de terceirização em TI, Rodolfo Barão, o profissional que opta pelos escritórios compartilhados coworkings tem a vantagem de flexibilizar o tempo e ter maior concentração nas ações.



Essa expansão vem mudando o contexto empresarial e o perfil do  emprego, a partir da terceirização de serviços gerada pelos novos modelos empresariais decorrentes da globalização da  economia. A tendência mundial, tida como irreversível, é de maiores oportunidades para os Home Offices e, coworkings, em especial nos seguintes setores:

contabilidade
-       cosméticos
-        alimentos
-        confecções
-        publicidade e computação gráfica
-        consultorias em geral



O termo Coworking foi criado por Bernie DeKoven em 1999, e foi usado por Brad Neuberg em 2005 para descrever uma comunidade de trabalho com seus amigos, se  tornando então este o primeiro espaço de Coworking no Mundo. O Coworking consiste em um lugar no qual vários profissionais de diversas áreas utilizam este espaço como sua área de trabalho, o que dentro deste espaço possibilita uma maior interação entre os usuários, o  compartilhamento de experiências e troca de contatos devido a sua flexibilidade, ele pode ser classificado como um meio termo entre o espaço formal de um escritório convencional e a lideralidade de um Home Office.

Hoje em dia já existe mais de 800 Coworking espalhados pelo mundo, no Brasil as primeiras iniciativas surgiram há três anos em São Paulo, sendo o The Hub o primeiro logo em seguida surgiu a Pto de Contato, o Coolwork em Belo horizonte. Em 2010 esse ramo teve um aumento significativo onde foram criadas mais 9 espaços e vários outros espaços de coworkings foram criados, o que fez com que o Brasil torna-se o país com maior número de coworkings da America Latina.

Existe alguns sites de busca como: http://www.deskwanted.com/, http://loosecubes.com/ e http://desksnear.me/ que listam os espaços de coworkings espalhados pelo mundo, eles são capazes de mostrar informações de localização, tabela de preços bem como os serviços oferecidos e em alguns casos podendo até ser feito uma reserva do serviço pelo site.



O ambiente de trabalho é muito importante, com reserva de um espaço físico próprio para o trabalho - labor, administração dos horários e compreensão - convívio da família. Sem dúvida, com o avanço da tecnologia e a questão do custo, essa é uma tendência para crescer em todos os níveis, principalmente no que tange os serviços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário